Tá na boa !

Siga nas redes sociais

Colchão, nele você passa 1/3 da sua vida

18 abr 2024

Atualizado em 19 abr 2024

O dia tem 24 horas e nós dormimos geralmente 8 horas, ou seja, passamos um terço das nossas vidas encima de um colchão e ter um bom sono é importante porque ajuda na restauração tanto da saúde física como mental.

É claro que existem outros fatores para uma boa noite de sono como a posição de dormir e a escolha do travesseiro, mas A escolha de um bom colchão é muito importante.

Não vamos entrar aqui em detalhes como o acabamento, tipo de tecido, etc., porque isso não tem importância para a sua coluna principalmente, já que o que importa realmente são fatores como a altura e a densidade do colchão.

A altura do colchão não faz muita diferença desde que ela tenha no mínimo 15 centímetros de altura, não sendo recomendável uma altura abaixo disso.

Quanto à densidade (conhecida popularmente como a dureza do colchão), o colchão tem que ter uma que permita que sua a coluna afunde um pouco, cerca de 3 a 5 cm para que ela fique alinhada.

A densidade dos colchões é estabelecida pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que foram feitas para adequar cada densidade ao biotipo de cada pessoa de acordo com a sua altura e peso.

Uma pergunta muito comum é: qual é a densidade ideal para o colchão ? A densidade ideal é aquela na qual você durma confortavelmente, então que aconselho é fazer é um test-drive. Vá a uma loja de colchões deite e fique de 5 a 10 minutos para você ver se fica confortável naquele colchão.

Colchões com densidade muito dura vão fazer com que a sua coluna fique alinhada, e você realmente não vai se sentir confortável. Já em colchões com a densidade muito macia você vai afundar muito e a coluna também não vai ficar alinhada e provavelmente você vai ter algum desconforto ao acordar. Então você vai dormir na posição lateral que a gente chama de posição fetal e a coluna tem que afundar um pouco para ficar alinhada. Pessoas mais pesadas vão ter que ter um colchão com uma densidade maior.

Muitas pessoas não dão a devida importância para esse assunto, pensam que a densidade e altura não são coisas importantes para a saúde mas se enganam. a pessoa deitada em um colchão com a densidade incorreta tem vários pontos de apoio ao longo do corpo com pressões desiguais, o que além de fazer mal para a coluna ainda atrapalha a circulação sanguínea nos pontos onde há maior pressão, ao passo que em um colchão que tenha a densidade correta o peso fica distribuído de forma uniforme ao longo de todo o colchão não gerando pontos de pressão.

Lembrando que de tempos em tempos a gente deve trocar o colchão de lado que vez em quando, dependendo do material do colchão, teremos que comprar um colchão novo também. Se o colchão for de espuma, a média normalmente é de cinco anos e o colchão for de mola a média é de dez anos para a troca do colchão.